Biografia
TERAPIA GNATONEURAL
No ano de 1934, JOSEF COSTEN, médico otorrino americano publicou um artigo sobre a relação do ouvido com a ATM, cuja tese defende que a etiologia da dor de cabeça está relacionada com contração dos músculos mastigatórios. Tendo em vista que estes músculos se originam na cabeça, ficam sujeitos aos espasmos e dor, causados pela desarmonia da oclusão dos dentes com a ATM.
Seguidores de COSTEN, PETTER DAWSON, dentista americano e outros, publicaram técnica de ajuste das arcadas dentárias para tratar dor de cabeça.
O ESTUDO
Embora, a tese de COSTEN tenha sido desprezada, há 42 anos iniciei um estudo nesta área. Entre outros, adeqüei os livros de GRIDER e SINOTTI e DAWSON, que criou uma técnica de ajuste da oclusão com a ATM, para aliviar dor de cabeça.
SINOTTI enumerou as regiões do corpo atingidas com dores provocadas pela desarmonia da oclusão. No estudo, verifiquei que a etiologia da dor de cabeça é a mesma das lesões neuromusculares, tais como dor nas costas, torcicolo, dor ciática, fibromialgia, LER/DORT.
Foi observado que embora o surgimento destas lesões esteja relacionado ao desequilíbrio do corpo gerado pela desarmonia da oclusão com a ATM, o estresse será o fator desencadeador.
Mais tarde, foi verificado que a placa miorrelaxante de resina acrílica, idealizada pela UNIVERSIDADE DE MICHIGAN, para aliviar Dor Orofacial e da ATM, terá o mesmo efeito miorrelaxante para as lesões acima citadas. Entretanto, a placa alivia a dor, mas não soluciona, porque esta apaga os contatos dentários, facilitando o relacionamento correto entre a mandíbula e a maxila, e ATM, mas, somente enquanto o paciente a estiver utilizando.
Depois da placa por curto espaço de tempo, será necessário o ajuste da oclusão, para conseguir o reposturamento definitivo da mandíbula através da reescultura das restaurações desajustadas, conseguindo uma harmonia da oclusão com as ATMs. Desta forma, consegue-se também a equidistância definitiva dos côndilos da mandíbula na cavidade glenoide do osso temporal, que será medida por meio de uma tomografia das Atms na posição de oclusão estática de máxima intercuspidação, ou seja, durante a mordida.
Esta posição mandibular estimula o impulso nervoso miorrelaxante, ou impulso postural, que alivia instantaneamente a dor muscular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário