Fibromialgia
Tanto quanto as outras lesões do sistema muscular, a etiologia desta enfermidade deriva da desarmonia da oclusão com a ATM e músculos mastigatórios, que promove o desequilíbrio do corpo, provocando fadiga e algia nas fibras musculares esqueléticas, que poderá durar a vida inteira, causando dores generalizadas.
A pessoa que está com fibromialgia possui a predominância do insuportável estado de contrações isométricas reflexas constantes nas fibras dos músculos posturais.
Entretanto, as contrações isométricas (rigidez), intercaladas com as isotônicas (movimentos), são necessárias para a manutenção do estado do tônus muscular (equilíbrio), com oscilações do corpo durante a postura ereta, daí vem a denominação de postura ereta quase estática.
Todavia, a pessoa com fibromialgia possui os três tipos de contrações musculares descoordenados, em cuja postura, haverá contrações isométricas sobrepujando as contrações tônicas. Isto dificulta a corrente circulatória e linfática, acumulando os metabólitos no interior das células musculares, causando fadiga e algia, que se manifestam como contrações, espasmos e dor, durante tanto tempo quanto permanecer a desarmonia da oclusão que gerou o desequilíbrio do corpo.
As pessoas portadoras da fibromialgia possuem o estresse mais elevado, ao ponto de alguns psicólogos o classificarem de estresse crônico. O tratamento que deverá ser multidisciplinar é mais demorado, contudo, com bom prognóstico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário